A Psicologia

A Psicologia é definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. A palavra vem do grego, significando literalmente “falar sobre a alma”, tendo o sentido de “estudo da alma”.
A Psicologia como ciência existe desde a Grécia antiga, porém só se separou da Filosofia no final do século XIX. E a profissão de psicólogo, no Brasil, só foi regulamentada a partir de 1962.
Muitas pessoas confundem os termos psicologia, psiquiatria, psicanálise e psicoterapia. Esta confusão é feita até mesmo por médicos e outros profissionais da área de saúde! Vamos esclarecer:
O psicólogo é um profissional formado no curso de Psicologia. Ele está apto a trabalhar como psicoterapeuta, exercendo a Psicologia Clínica. Além disso, também pode atuar em vários outros campos, como a Psicologia Escolar, a Psicologia do Esporte, a Psicologia do Trânsito, a Psicologia Jurídica e outras. A aplicação de testes psicológicos é uma função exclusiva do psicólogo (exemplos conhecidos de testes psicológicos são os exames chamados de “psicotécnicos”, obrigatórios para a obtenção da habilitação para dirigir).
Psicoterapia refere-se ao tratamento dos problemas psicológicos Psicoterapia(problemas emocionais, do comportamento, das relações entre as pessoas, etc.), sem o uso de medicações ou procedimentos cirúrgicos.
A psicanálise é uma entre muitas formas de psicoterapia, criada no início do século XX por Sigmund Freud. No Brasil, a psicanálise é considerada como uma profissão de livre exercício, não sendo exigido qualquer diploma para que alguém trabalhe como psicanalista. Por isso, existem cursos de formação livre em Psicanálise, e é possível encontrar psicoterapeutas que são apenas psicanalistas, sem serem psicólogos. Já o psiquiatra é um profissional formado em Medicina, que se especializou em psiquiatria. Os psiquiatras podem atuar como psicoterapeutas e, também, podem receitar medicamentos (o que não é permitido para psicólogos ou outros psicoterapeutas que não sejam médicos). Nas últimas décadas, uma grande parte dos psiquiatras têm se restringido ao tratamento medicamentoso de seus clientes, não se aprofundando em nenhum tipo de psicoterapia.

Saiba mais sobre:

Ansiedade

A Ansiedade

Ansiedade, "stress", "pânico", preocupações, "nervosismo". O que significa tudo isso?

Depressão

A Depressão

Quais as diferenças entre "tristeza" e "depressão"? E o que isso tem a ver com a tal "bipolaridade"?

Hipnose

A Hipnose

Existem muitos conceitos errôneos e preconceitos sobre a hipnose. Que tal conhecer melhor a respeito?