A Neurologia

A Neurologia é a especialidade da medicina que estuda e trata dos problemas do sistema nervoso, o que inclui o encéfalo (que compreende o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral), a medula espinhal, as raízes e os nervos. As doenças dos músculos e da comunicação entre os nervos e os músculos também fazem parte do campo da Neurologia.

Uma confusão bastante frequente é achar que o neurologista trata de problemas “de nervos” no sentido de “nervosismo”. O “nervosismo”, a ansiedade, o “stress”, as preocupações, angústias, medos, etc., fazem parte do campo da “mente”, estudado pela Psicologia e pela Psiquiatria. Essa divisão, no entanto, não é tão bem definida, e algumas doenças são tratadas tanto pela Neurologia quanto pela Psiquiatria (como, por exemplo, as demências - grupo que inclui a Doença de Alzheimer).

Os problemas mais comuns trazidos aos consultórios de Neurologia são:

Podemos também citar os “derrames” (chamados pelos médicos de “AVC” ou “AVE”), os distúrbios de sono, as doenças das raízes e dos nervos periféricos, entre muitas outras. Além disso, vem crescendo nos últimos anos a procura com queixas relativas à memória, à atenção e à capacidade de aprendizado.

Entre os medos mais frequentes de quem procura o neurologista estão os de vir a ter algum tumor (câncer) na cabeça, a Doença de Alzheimer, a Doença de Parkinson e os “AVCs”. Um dos maiores receios é o de ficar paralisado, acamado, dependente dos outros para tudo, que são realmente consequências comuns dessas doenças.

Infelizmente, não conhecemos maneiras efetivas de prever ou de evitar o aparecimento da maioria desses problemas, nem como curar ou reverter essas doenças. Cientistas em todo o mundo continuam procurando maneiras de se fazer isso, e talvez daqui a alguns anos ou décadas tenhamos prevenção ou até cura para algumas delas.

Saiba mais sobre:

Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer e outras demências

Você já deve ter ouvido falar muito de Alzheimer. O que é essa doença, afinal?


Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson

O aspecto mais conhecido da doença de Parkinson são os tremores. Mas outros sintomas são ainda mais incapacitantes. Que sintomas são esses?

Epilepsia

A Epilepsia

Epilepsia é um problema mais comum do que se costuma pensar. O que fazer quando alguém tem uma crise epiléptica?


Dor de cabeça

As Cefaleias

Cefaleia significa simplesmente “dor de cabeça”. Quais os tipos mais comuns? Quando pode ser um sinal de algo mais grave?

Exames complementares

Os Exames Complementares

Muitas vezes o médico pede que o paciente faça exames. Quais os exames mais comuns em Neurologia? Para que servem?

Medicamentos

Os Medicamentos

Muitas vezes o tratamento inclui a prescrição de remédios. Quais são os medicamentos mais frequentemente prescritos pelos neurologistas? O que eles fazem? Quando são indicados?